Como desenhar uma criança a lápis grafite

Geralmente quando se trata de desenhar crianças, muitos alunos meus torcem o nariz demonstrando uma certa falta de entusiasmo por considerarem uma aventura sujeita a uma desilusão pelo facto do rosto das crianças exigirem um pouco mais de sensibilidade para com os seus traços em comparação a um rosto adulto. A delicadeza das linhas faciais, o arredondamento dos músculos, torna necessário uma atenção maior e um domínio equilibrado das formas que deveram ser acentuadas com a aplicação da técnica de claro e escuro, ou seja, criar um maior contraste entre luzes e sombras para fazer prevalecer as delicadas forma faciais. O esboço inicial é também muito importante. Demonstrei em aulas anteriores varias técnicas para efectua-lo, a depender da qual for escolhida, o aluno deverá procurar executa-la com a máxima perfeição para que o esboço possa facilitar a captação da expressão do modelo. Começamos o desenho pelo olho esquerdo. Em artigos anteriores demonstrei através de imagens a vantagem em procurar desenhar sempre da esquerda para direita, assim evitará que as mão funcionem com borracha manchando o desenho que se encontra por baixo. De qualquer maneira, quando for iniciar a 2º fase do desenho, essa situação será inevitável e isso levará a necessidade de utilizar por baixo da mesma, um papel para proteger do contacto directo.




 Depois de finalizado o olho esquerdo partimos par o direito. Repare o detalhe de forma arredondada que busco ao desenhar a capa inferior dos olhos em que na prática seria considerada como olheiras, mais essas são características musculares típicas nas crianças a qual na fase 2 do desenho, será mais atenuada com a utilização de um esfuminho.

 Depois de terminada a sessão dos olhos faremos o nariz e depois a boca. Repare a forma arredondada do nariz e dos lábios da criança. Caracteristicas típicas que não são comuns no rosto de um adulto, são nesses pontos que encontramos as diferenças notórias entre o desenho do rosto infantil e adulto que devem ser levado em conta.

Temos agora praticamente todo o rosto desenhado com as aplicações das sombras que deveram ser espalhadas com o uso do lenço de papal, dedos e o esfuminho, como exemplifiquei em aulas anteriores neste site. Repare o detalhe do arredondamento do queixo que caracteriza o rosto de uma criança.


A mesma caracteristica arredondada e volumosa são aplicadas também em todo o corpo como pode comprovar na imagem a baixo. Tenha a atenção as sombras colocadas de maneira estratégicas que transmitem as formas arredondadas e delicadas do corpo da criança.

 As pernas, pés e dedos são desenhadas e sombreadas acompanhando as formas arredondadas de todo o corpo. Repare que todo o desenho é feito sem haver uma grande variação na tonalidade. Isso é muito importante, todo o esboço deve acompanhar o mesmo nível de tons sem haver grande variação, evidentemente as diferenças profundas de tonalidade são visíveis nas sombras mais escuras, mais nunca deve ser muito intensa.
 Agora repare na foto o resultado após o simples uso dos dedos para espalhar o grafite e a utilização do lenço para uniformizar. “Técnicas já ensinadas em aulas anteriores”.

Nessa fase já foi utilizado o processo 2 que corresponde a aplicação de grafite mais macio e consequentemente mais escuro criando um maior contraste e volume as formas.


Observe os detalhes dos olhos no que consiste na variação de luzes. Resultado obtido através da técnica da borracha ensinada em artigos anteriores. Se ficou alguma dúvidas com relação a alguns efeitos ou técnicas, você certamente irá encontrar respostas nos artigos anteriores dos quais fui mais minucioso na informação e para não tornar repetitivo tornei esse artigo mais direto.


Por: Anildo Motta
Site: http://www.anildo-motta.com/

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

  ©Arcas de Arte - Todos os direitos reservados.

Template Arcas de Arte | Política de Privacidade | Topo