"Flores no Vidro D'água" - Passo a passo

.
"Flores em vidro d'água" - Óleo sobre tela - 70x90 cm

Segue abaixo o passo a passo dessa pintura em óleo sobre tela:

O desenho inicial foi feito com lápis, tendo as formas e detalhes bem definidos, o que se faz necessário para se obter um acabamento bem realista.




O desenho inicial foi reforçado usando tinta acrílica (cor violeta) com um pincel mais fino, para que o preenchimento das camadas não oculte os detalhes do desenho.






O fundo é coberto com uma veladura (tinta transparente) feita com tinta acrílica diluída em água. Se for usar tinta a óleo, diluir com terebintina. Uso sempre o acrílico nessa fase inicial da pintura devido à sua secagem rápida, porém a tela deve estar também úmida.


Cores usadas: Ocre, laranja cádmio, terra de siena e branco.







Com a base já seca, começo a pintura do pano. O fundo é feito com ocre e branco e o primeiro sombreamento com terra de siena queimada e natural. Nessa etapa começo a usar a tinta a óleo, que pode ser aplicado sobre o acrílico (nunca o acrílico sobre o óleo).






O fundo também ja está finalizado com óleo, nas cores branco, ocre, terra de siena queimada e laranja cádmio. Essas mesmas cores são aplicadas também no fundo do vidro, junto com uma mistura de branco com azul cobalto, terra de siena queimada e terra de sombra queimada. O efeito de transparência já começa a aparecer.









Começo a pintar as flores com misturas de branco, violeta cobalto, azul cobalto e terra de siena queimada. A parte verde da flor foi feita anteriormente com verde esmeralda, verde inglês, ocre, branco e terra de sombra queimada (sempre misturo essa cor nas partes mais escuras).






O efeito de transparência das gotas d'água das flores se consegue pintando a sombra das mesmas de forma bem sutil, utilizando as mesmas cores da flor. Em seguida aplica-se um brilho dentro de cada gota acrescentando branco à mesma mistura.





As sementes e os galhos são pintados com misturas de verde esmeralda, verde inglês, ocre, terra de siena queimada, ocre e terra de sombra queimada (sempre uso esta última para escurecer as outras).




O efeito de transparência do vidro se consegue basicamente da mesma forma que as gotas d'água. Observe que as cores de todos os detalhes da pintura estão refletidas nele.




Concluído. Essa foto reproduz de forma mais fiel as cores originais utilizadas.




Detalhe...

Por:

Tags: base, brilho, camadas, cor, cor refletida, desenho, flores, luz refletida, Lápis, Pincéis, pintura, tela, Tinta a óleo, tinta acrílica, transparência, veladura

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

  ©Arcas de Arte - Todos os direitos reservados.

Template Arcas de Arte | Política de Privacidade | Topo