Treinar o cérebro para desenhar – Parte I

Tutorial: Treinar o cérebro para desenhar Parte I Desenhar uma assinatura!

assinatura-1 Na sequência do processo para aprender a ver como os artistas, existem vários exercícios indicados para aguçar esta capacidade inata que todos temos e que depende directamente do desenvolvimento do lado ou hemisfério direito do cérebro.

Nesta serie de vários tutoriais que iremos apresentando a pouco e pouco, mostraremos alguns dos exercícios criados no sentido de ajudar a desenvolver estas capacidades…

Leia os artigos, faça os exercícios e não subestime o valor do informação…Você ficará surpreendido ao comprovar os maravilhosos resultados que sentirá, após algumas horas de trabalho.

Imitar uma assinatura.
E agora você estará a pensar…eu quero desenhar pessoas, objectos, coisas, animais! Ao que eu respondo: Sem presas, primeiro temos que treinar o nosso lado criativo.

Porque uma assinatura?
E para isso nada melhor que abstrair-nos do que estamos a desenhar…Uma assinatura não é outra coisa que uma sucessão de espaços positivos e negativos, formas e proporções entre eles.

Porque, virada ao contrário?
Simples…Para enganar ao nosso cérebro.
Quando vemos alguma coisa e pretendemos desenha-la, a primeira coisa que fazemos mesmo inconscientemente é interpreta-la e encaixa-la dentro dos padrões que conhecemos. Isto é um grande atrapalho na hora de desenhar, porque acabamos por não ver o que realmente temos a frente dos olhos e em lugar disso nos esforça-mos por trespassar ao papel formas baseadas nos preconceitos e imagens da nossa mente em lugar da realidade.

assinatura-1

Acreditando ou não, passemos a fazer este exercício.

As Formas.- Tente esquecer o que cada forma quer dizer e concentre-se exclusivamente nas formas. Ou seja: pense “esta é uma curva , aqui há uma inclinação, isto é um semicírculo…em lugar de pensar: isto é um “C” ou esta letra é um L ao contrario….Não pense assim, isto atrapalha!!!
Os Ângulos: Concentre-se em ver as inclinações e ângulos?
Espessuras: È constante ou varia
Espaços: Procure os espaços ou saltos entre as formas.
Estilo: Cada assinatura tem personalidade…Verifique se os traços são contínuos ou cortados…Se esta a imitar uma assinatura, tem que parecer verídica.!!!

Quando acabar, vire-a ao contrário o seu desenho e compare-a com o original. Que tal…são parecidas? Se não ficou parecida, faça o exercício de novo, desta vez com a assinatura ao direito, com calma e verifique:
• Qual resultado é melhor
• Qual fez com mais confiança
• Qual foi mais fácil.

Como ponto final, aconselho que repita este exercício com assinaturas de varias pessoas e não se precipite em começar a querer desenhar, recorde que o principal objectivo com este pequeno tutorial é melhorar a capacidade de coordenação entre os olhos e a mão… aprender a ver como os artistas vêm.

assinatura-5
assinatura-3
assinatura-2

Nota.-
Aqui tem varias assinaturas de personalidades conhecidas para que pratique e se divirta um pouco.
Para satisfazer a sua curiosidade, você está a desenhar as assinaturas de Jackeline Bisset, Alfred Hitchcook, Elvis Presley e Joan Collins….

Treinar o cérebro para desenhar – Parte II


Treinar o cérebro para desenhar – Parte III

amopintar

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

  ©Arcas de Arte - Todos os direitos reservados.

Template Arcas de Arte | Política de Privacidade | Topo