Treinar o cérebro para desenhar – Parte II

Tutorial: Treinar o cérebro para desenhar Parte-II Desenhar ao contrario, Agora sim passaremos a desenhar coisas e não só uma assinatura.

desenho-ao-contrario-1 Neste segundo tutorial da sequência aprender a ver, continuaremos o nosso trabalho para aprender a ver o que desenhamos, o qual é sem dúvida a chave para aprender a desenhar.

O nosso objective será tomar a figura que vemos na primeira imagem e a qual esta ao contrario, e desenha-la. Como já sabem, o objectivo é enganar ao cérebro, o qual ao ver uma imagem automaticamente coloca uma etiqueta um nome ao objecto que esta a ver e como consequência interfere na real observação da imagem que temos á frente.

Mesmo com as imagens ao contrário, vale a pena que saiba que o seu cérebro continuará á procura de símbolos conhecidos, por tanto para tirar o máximo proveito deste exercício, terá que lutar constantemente contra esta tendência.
Este exercício requer de grande concentração, procure minimizar qualquer distracção a sua volta quando comece a desenhar.

desenho-ao-contrario-1

Imprima esta imagem numa folha tamanho A5, e escolha outra folha A4 para reproduzir o desenho.

Algumas dicas a considerarem para aproveitar ao máximo este exercício:
Desenhe por secções. Quando acabar uma secção, passe para a secção seguinte. Passe de linha para linha, de espaço para espaço. Não desenhe o conjunto de uma vez para depois preencher o interior.
Veja cada parte do desenho como formas. Não caia na tentação de por nome ao que vê. Em outras palavras, não pense, “isto é um olho”, “este é o lábio superior”. Em lugar disso tente pensar assim: “isto é uma curva pouco aberta”, “esta é uma linha com inclinação a direita”,etc.
Se da por si a pensar em nomes em lugar de pensar em formas, pare, levante-se, olhe para outro sítio e retome de novo o seu desenho com a mente em branco.

Ao fazer este exercício muitas pessoas experimentam uma espécie de conflito interior. Existe uma tendência inconsciente em por nomes as formas que vê, de tentar reconhecer formas familiares…mas lute contra isso. Esse é o propósito destes exercícios…obrigá-lo a desenhar o que os seus olhos vêm

Se for o seu caso não se preocupe…esta no caminho correcto.

Quando acabar, vire o seu desenho e a imagem ao direito. Surpreendido?
Seguramente sim…então parabéns!!!

Pratique muito este aspecto importantíssimo do desenho. Esta é uma forma fantastica de aprender a ver as formas sem por nomes nos objectos que vê.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

  ©Arcas de Arte - Todos os direitos reservados.

Template Arcas de Arte | Política de Privacidade | Topo