Desenhando Cabelo por: Levein

31495190jk8_thumb[2] Olá a todos! Bem, eu estava vagando por ai e vi algumas dúvidas quanto aos cabelos de desenhos principalmente realistas. Pensei, então, em fazer um tutorial mostrando minha técnica, para, quem sabe, dar algumas idéias aos que tem dúvidas.

1. O "caminho" do cabelo
O primeiro passo de tudo é compreender o máximo possível do alvo de sua dedicação. Para isso, nada melhor do que fotos, até porque muitos pegam referências fotográficas como base para seus desenhos, principalmente no começo.
Bem, os cabelos, como todos sabem (ou deviam saber xD) não nascem apenas onde podemos enxergar a raiz, ou seja, no topo. Mas o sentido geral do cabelo costumar derivar daí. Cada penteado tem um "caminho" diferente pelo qual os fios percorrem. Se você simplesmente o coloca atrás de sua orelha, já alterou a "rota", e, é claro, isso influencia no desenho.

Redimensionado em 85% (800 x 600) - Clique para ampliarImagem


Imagem
Aí está um exemplo simples de análise do sentido do cabelo. Note que apesar de haver várias mechas indo em direções um pouco diferentes, todas seguem o mesmo padrão, que é como mais encontramos os cabelos.
Caem, mas com leveza. Pois é, não lavem os cabelos dos seus desenhos com sabão em pedra, pelo amor de Deus xD.
Por mais "armado" que ele seja, tende a cair, e nunca deixam de ser leves, a não ser quando estão molhados.
2. Sombras x Brilhos
Um detalhe importante é que o cabelo não é uma massa de tom homogêneo: ele recebe luz, o que provoca tonalidades diferentes. Como iremos trabalhar com lápis grafite, o contraste causado pela luz provoca SOMBRAS e BRILHOS.

Redimensionado em 85% (800 x 600) - Clique para ampliarImagem


Imagem
Em geral as áreas de sombras, ou seja, as mais escuras, se localizam nas raízes do cabelo e nas pontas.
Se você segura um livro sobre uma mesa, o livro projeta uma sombra sobre ela, pois está entre a mesa e a luz, não é? Sim, isso também acontece com os cabelos, embora em menor escala. Portanto, quando o braço da garota do exemplo está sobre o cabelo, isso também causa pequenas sombras.

Redimensionado em 85% (800 x 600) - Clique para ampliarImagem


Imagem
As áreas de brilho ocorrem onde a luz bate. Em geral elas aparecem nas curvas do cabelo, ou entre duas áreas de sombra. As marcas do brilho não são "retas", iguais. Normalmente ficam em "zigue-zague" devido à estrutura dos fios, que também não são grudados uns aos outros. O cabelo possui camadas, não se esqueçam.
3. Esboço, análise prática da luz
Ok, chega de análises gerais. Vamos passar para uma análise mais prática. Quando pegamos uma referência, a primeira coisa a fazer é, por observação, perceber qual é a forma dos cabelos que iremos passar para o papel. E, percebendo isso, fazemos um ESBOÇO simples e leve com o lápis de cada parte que considerarmos importante. Não é preciso se dedicar fielmente a cada fiozinho. Haja paciência! Mesmo sem fazer isso até que dá um trabalho e tanto.

Redimensionado em 85% (800 x 600) - Clique para ampliarImagem


Imagem
No exemplo, retirei apenas duas partes para mostrar como é o tal esboço.

Redimensionado em 85% (800 x 600) - Clique para ampliarImagem


Imagem
Agora é a hora de colocar em prática o que vimos sobre os brilhos e sombras, e também sobre os sentido dos fios. Vejam que no exemplo tentei destacar como ficaria um degradê se o cabelo fosse aquela massa homogênea que comentei, sem fios.
Mas ESPERE, não faça esse degradê antes de definir os fios. Ás vezes isso dificulta bem mais do que facilita.
4. Como fazer
Finalmente, a técnica. Podem me xingar, para o "mais importante" fiz apenas um exemplo xD

Redimensionado em 85% (800 x 600) - Clique para ampliarImagem


Imagem
Após analisar a forma, direção e luz do cabelo, parta para o esboço que você fez e comece a preenchê-lo.
Como?
Comece da raiz, que é escura e siga a direção dos fios controlando a pressão do lápis (bem apontado) em direção à area de brilho. Lembre que a pressão deve ser maior nos locais mais escuros, e os riscos devem ser rápidos e precisos.
Nas áreas com mais brilho, escolha deixar totalmente branco ou continuar os fios bem clarinhos.
Depois de fazer os fios sairem de toda a raiz, procure o próximo início de área de sombra e faça o mesmo. Não deixe todos os riscos em uma mesma linha, eles precisam ficar mais naturais.
Nas pontas, não se esqueça de "soltar" a mecha. É lá que os fios finalmente se separam um pouco, "abrem-se".
EVITE:
a) fazer o degradê antes de elaborar os fios.
B) colocar os fios muito emaranhados, muito difusos. Isso acaba deixando o desenho sujo e não dá a impressão de "mechas" - que sempre existem, por menores que sejam.
c) não tirar o lápis do papel quando for terminar um fio e fazer outro. Sei que as áreas de brilho são aquele zigue-zague, mas não exagere, ele não é delimitado por nenhuma risca.
TENHA:
- Uma borracha pequena caso for necessário. E ao usá-la, apague da mesma forma que você fez os fios, siga o mesmo sentido.
- Lápis bem apontado ou lapiseira. O que for mais confortável.
- Bom senso. Não se prenda apenas às referências, mas também não chute o pé da barraca.
- Paciência. Quanto mais melhor, já deve ter dado para ver xD

Um comentário:

  1. Muito bem explicado!
    Amo desenhar e sei que desenho muito bem.
    Más como não tenho curso, fico com dúvidas à respeito de técnicas na hora de desenhar o cabelo.
    As dicas estão me ajudando muito!
    Obrigada.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

  ©Arcas de Arte - Todos os direitos reservados.

Template Arcas de Arte | Política de Privacidade | Topo