Mestres do Expressionismo Abstrato

O pintor holandês Willem de Kooning (1904-1997), mestre do Expressionismo abstrato, produziu intensamente durante sete décadas. Os primeiros desenhos que conhecemos são naturezas mortas realistas, executadas c. 1921, quando estudava arte em Roterdã.



Willem de Kooning. Pink Angels, 1945. Óleo e carvão sobre tela.

Assim que chegou aos Estados Unidos, em 1926, obtinha seu sustento pintando casas. Em 1927, transferiu-se para a cidade de Nova Iorque, onde tornou-se amigo de outros artistas iniciantes: John Graham, Stuart Davis, David Smith, Arshile Gorky, Jackson Pollock, Franz Kline, and Mark Rothko.
A pintura gestual e o rol de elementos formais que De Kooning começou a desenvolver nessa época são identificáveis no desenvolvimento de toda sua obra, inclusive no período mais tardio.


Willem de Kooning. Woman I, 1950-52. Óleo sobre tela.

Willen De Kooning. Two Trees on Mary Street…Amen!, 1975.
Do final da década de 30 aos anos 50, suas abstrações biomórficas que aludem a corpos e paisagens e sua série figurativa Woman deram a ele o lugar central no movimento Expressionismo abstrato.
De Kooning foi vítima do Mal de Alzheimer, mas trabalhou até os 90 anos.


Willem De Kooning.Black Untitled, 1948. Óleo sobre papel montado em madeira.
Arshile Gorky iniciou-se como figurativista. Nasceu em Hajotz Dzore, na Armênia, em 1904. Começou a pintar na década de 20, quando se fixou nos Estados Unidos. Seus primeiros trabalhos mostram a influência de Picasso. Em 1944, seu encontro com os surrealistas determina uma mudança decisiva em sua obra. Gorky segue, então, por um novo caminho: um Abstracionismo muito próximo ao de Joan Miró (1893-1983).

Arshile Gorky. Water of the Flowery Mill, 1944. Óleo sobre tela.


Arshile Gorky. Golden Brown, 1943-44. Óleo sobre tela.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

  ©Arcas de Arte - Todos os direitos reservados.

Template Arcas de Arte | Política de Privacidade | Topo