Materiais para Desenho

Uma coisa que não podia faltar aqui no blog é falar sobre os materiais de desenho, além do talento de cada um, o que faz um artista sem duvida é o material.

scaner


Vamos sair dos materiais padrões e ir para a tecnologia. Escaners são essenciais se você quiser colorir e editar os seus desenhos no computador. Recomendo ao invés de comprar um escaner comprar uma impressora multifuncional, assim o preço sai mais em conta. Não vou citar nenhuma marca porque todos tem a sua preferência e capital para comprá-las. Eu uso uma mutifuncinal HP e tá um luxo.

Apontador


O apontador é essencial para sempre manter as pontas dos lápis finas e bem definidas, possibilitando desenhos mais detalhados. Aqueles apontadores de ferro servem que é uma beleza para mim, aí depende de você.     Existem também apontadores elétricos que servem para agilizar o trabalho do desenhista, pois assim não é preciso perder muito tempo apontando já que eles são automáticos e bem mais rápidos que os comuns e caros também.
Régua


    A régua tem uma importância fundamental, afinal você já tentou desenhar uma reta sem ela? Se não eu digo como foi a experiência, um puro desastre. Outro funcionalidade da régua é desenhar com pontos de fuga. O ideal para uma reguá é que ela permita que você trace uma reta na folha de uma só vez, sem ter que reposicionar a régua. Para isso uma régua de 40 cm cumpre muito bem o serviço.

     OBS.: Você deve estar se perguntando: E os esquadros para que servem? Bom, se você descobrir me diz que eu não sei, mas tenho certeza que facilitam muito...alguma coisa

Borracha



    A borracha não é usada somente para apagar lápis. Ela pode servir para se “esfumaçar” o desenho, que é como se fosse desenhar com a borracha. Essa técnica só se aprende na prática. Existem também outros tipos de borracha, mas como eu não sou um profissional da área (ainda) eu não sei dizer a diferença pra vocês. Então eu criei uma regra: use a que te agradar e a que corresponder aos seus objetivos. Compre alguns diferentes tipos e vá testando.

Lápis




   Agora uma das coisas que eu acho essencial, o lápis. Na lateral de todo lápis você verá uma letra e um número juntos. A letra diz relação às três categorias de lápis:

•    H, entende-se "Hard" – com grafite duro e claro; •    B, entende-se "Brand" – com grafite macio e escuro;

•    HB, entende-se "Hard/Brand" -  seu grafite é a divisão entre os dois acima. 

 Entre o H e o HB existe o tipo F, assim chamado por ser a variedade que melhor retém uma ponta fina. F é a inicial de "Fine", como em "Fine point" (ponta fina).
    O número escrito a lateral do lápis se refere à intensidade do traço do grafite.
    Existe também o lápis de grafite azul, que é ótimo para ser usado em esboços. Esse tipo de lápis não precisa ser apagado para se escanear o desenho pois ele não aparecerá na digitalização.
    Existem também as lapiseiras, que possuem as mesmas características de grafite que os lápis, seguindo as mesmas classificações.

    Uma coisa que eu acho muito importante a respeito dos lápis é que eles não são de aço, pelo contrário são feitos de um fino grafite. Então não os deixe ficar caindo no chão senão o grafite por dentro irá se quebrar e o lápis ficará inutilizado, tendo você jogado dinheiro fora.

Papel



    Basicamente, existem duas diferentes texturas de papel: lisa e áspera. O papel liso possui uma superfíce uniforme e sem relevo, já o papel áspero possui mais textura em sua superfície. Você pode sentir a diferença apenas de tocar esses dois tipos de papéis.
    A palavra “ply” (camada) se refere à espessura do papel. 1-ply é o  mais fino, 2-ply é mais espesso que o 1-ply e assim por diante...Em geral a maioria dos desenhistas profissionais não usa papel mais grosso qe 2-ply. Assim ao passar o desenho à limpo na mesa de luz, ainda dá para ver através do papel. Mas quando a arte-finalização é com tinta é recomendado que a espessura do papel seja maior para dar sustentação à tinta sem enrugá-lo ou deformá-lo. (Para essas artes com tinta o artista sempre compra um papel mais adequado que o comum).  
    A palavra “ply” se refere a nomeclatura americana. No Brasil, as espessuras mais usadas são definidas pela “gramatura” do papel. Os papéis mais comuns para desenho são o 75 gramas (folha de sulfite comum), o 90 gramas (facilmente encontrado em bloco, nas papelarias), e o 180 gramas. Quanto maior a gramatura maior a espessura do papel.
     Eu vou dizer o tipo de papel que eu uso, é um A4 de 75 gramas e dá muito pro gasto. Eu tenho em casa dois blocos iguais a essa imagem a cima. Pra treinar eu uso qualquer coisa que dê para escrever. 

Mesa de Desenho



    Para se trabalhar confortavelmente é essencial ter uma mesa de luz, de preferência inclinável mas elas costumam ser um pouco caras, então a mesa que você tiver e lhe for confortável serve. Se você não possuir uma mesa de luz compre um abajur que também é essencial e muito melhor que as lâmpadas de teto e coloque-o na sua mesa. Isso vai te dar uma visão bem melhor do que está fazendo.

    Cuidado com mesas muito altas ou muito baixas, porque com o tempo podem prejudicar as suas costas. Problemas nas costas atingem muito os desenhistas, por isso fique muito atento à sua postura ao desenhar. 

    A mesa de luz é cara mas tem as suas vantagens. Ela serve para quando vocêfor passar o desenho à limpo para outra folha, você possa enxergar o esboço na folha de baixo. Kit de Desenho

   



Um kit de desenho é essencial para você não parar de desenhar nem quando está fora de casa, sendo comparado a quase um kit de sobrevivência na selva. Ele deve conter materiais necessários para você poder desenhar com liberdade. Seja em caso de querer só praticar ou em caso de um ataque de criatividade, é, sabe quando você vê algo que te inspira, que te dá vontade de desenhar, acontece às vezes e é sempre bom ter um lápis e papel por perto quando acontece.

    Então vamos começar. O básico mesmo para se desenhar é um lápis, um apontador, uma borracha, uma régua e é claro papel. Com isso pelo menos uns rabiscos saem. Tenha sempre um kit com esses materiais já prontos em caso de alguma viagem ou qualquer período a mais que um dia que você vá passar fora de seu ambiente comum de desenho (eu digo a mais que um dia porque eu sou extremamente a favor de se praticar todos os dias, mas isso é claro depende de você). Eu também aconselho agregar à esse kit uma prancheta que pode ser muito útil se para onde você for não houver uma mesa ou se ela existir mas possuir irregularidades em sua superfície, coisa que atrapalha muito.

    Essa dica é muito útil, faça o seu kit, aposto que vai te ajudar principalmente se você for para um lugar bem chato e não tiver mais o que fazer (isso já aconteceu comigo e eu dava um rin pra ter um kit que nem esse na hora). Materiais para Desenho

   
Você já ouviu a expressão que diz: “Um artista ruim põe a culpa no material”? Pode até ser verdade em alguns casos mas em todos os outros isso é mentira.  Não tem desenhista dedicado, habilidoso ou apaixonado por desenhos que consiga desenhar com um pedaço de pau, e mesmo que consiga essa não é a maneira correta de se desenhar quadrinhos.

    É por isso que é muito importante prestar bastante atenção no material que se está usando, porque se ele de alguma maneira não for bom pode prejudicar o resultado final do seu desenho. Não há razão para todo seu esforço ser em vão e o seu trabalho prejudicado por um material de baixa qualidade.

    Sendo assim eu vou começar a postar algumas dicas de funcionamento de cada material usado por nós desenhistas e os materiais essenciais à nossa carreira.

3 comentários:

  1. boas dicas de materiais para se desenhar XD

    o legal sobre nos desenhistas é q sempre temos nosso estilo a seguir e essas apostilas sao orientaçoes e o q + conta é a imaginação!

    dica: acho q vc deveria ter colocado akeles bonecos articulados pq eles ajudam bastante os iniciantes e até os mais experientes ( e é barato)

    ResponderExcluir
  2. Hyago obrigado por comentar aqui no blog e quero agradeçer pela dica, realmente esses bonecos são muitos bons para todos nós, como vc disse "desde iniciante até os mais experientes", vou postar aqui no blog uma matéria sobre este assunto.

    ResponderExcluir
  3. Os bonecos articulados são até legais, mas são extremamente limitados na maleabilidade deles, porque, por serem de madeira não se pode ter muitas poses com eles, fora que não possuem anatomia alguma para referenciar o desenho que se quer fazer ( talvez um boneco estilo Max Steel fosse mais proveitoso, talvez... )
    Excelente blog, parabéns.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

  ©Arcas de Arte - Todos os direitos reservados.

Template Arcas de Arte | Política de Privacidade | Topo