Como criar uma obra de arte: os oito passos

Antigos mestres desenvolviam métodos de trabalho que os ajudassem a visualizar cenas históricas ou mitológicas. Um destes mestres foi Federico Barocci, um pintor do séc.XVI, que planejava suas pinturas seguindo oito passos, conforme relato de seu biógrafo, Bellori.




Barocci. Madona.
O Programa de Oito Passos de Barocci:





Barocci. Cabeça de uma jovem.
1- Depois de imaginar o que desejava pintar, Barocci fazia dezenas de esboços para trabalhar o gestual e a organização das figuras.
2- Fazia então estudos em carvão (pierre noir) ou pastel de modelos vivos.





3- A seguir, esculpia figurinos em miniatura em cera ou argila, detalhando cada drapeado dos pequenos trajes para ver como pareceria sob diferentes focos de luz.
4- Procedia, então a um estudo da composição em gouache ou óleo, considerando principalmente as marcações de luz e sombra.
5- Terminado aquele estudo, Barocci produzia outro, um estudo tonal ou esboço (cartoon) em tamanho natural usando pastel, carvão e gesseto.
6- Transferia, então, seu desenho para a tela.
7- Mas antes de prosseguir com a pintura, Barocci ainda fazia pequenos estudos a óleo para estabelecer a relação entre as cores dentro de uma composição de total harmonia cromática, sem que nenhuma delas destoasse do todo.




Federico Fiori Barocci. Descanso na fuga para o Egito, 1570. Óleo.
8. E então continuava até finalizar a pintura.
Barocci pode ter sido mais meticuloso que alguns de seus contemporâneos, mas seu método de trabalho não era incomum, e possivelmente muitos artistas adotaram ao menos algumas destas etapas. Ele foi uma grande inspiração para Rubens e muitos outros que o seguiram, como William Bouguereau, Norman Rockwell e Dean Cornwell.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

  ©Arcas de Arte - Todos os direitos reservados.

Template Arcas de Arte | Política de Privacidade | Topo