Amorphophallus titanum: flor com cheiro de carne podre

Imagine uma linda flor: grande, colorida, delicada e bem rara. Imaginaram? Agora adicionem a ela um odor de carne podre. Pronto, e lá sei foi à beleza dessa frase e principalmente dessa flor.





Amorphophallus titanum é o nome científico da planta também conhecida como flor-cadáver, jarro-titã ou titan arum. Por mais incrível que pareça, ela não é nenhuma experiência mal sucedida feita em algum laboratório por um cientista maluco, seu habitat natural é a ilha de Sumatra, na Indonésia.
Mas o local escolhido por essa criatura em questão desabrochar-se foi o Jardim Botânico de Koishikawa no Japão, isso em 1981. Agora praticamente 20 anos depois ela deu as caras novamente com todo seu charme.


O que interessa
Toda essa excentricidade tem uma justificativa. Pesquisadores afirmam que a flor exala esse odor característico para atrair insetos que depois de ficarem presos nela, transportam o pólen da planta e assim garantem sua reprodução.


Depois de desabrochar as pétalas se fecham e caule central é quebrado e é nesse instante que o pólen é liberado juntamente com os insetos. No jardim Botânico funcionários coletaram o pólen através de uma pequena abertura feita na planta para fertilizar mais exemplares dessa flor.
Parece bem curioso, mas sinceramente, sentir o cheiro da Amorphophallus titanum não deve ser uma experiência muito agradável. Afinal, carne e flores não devem se misturar nunca, principalmente quando se trata de aromas.

Fonte: Terra
Imagem em:
FMKorea.Net

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

  ©Arcas de Arte - Todos os direitos reservados.

Template Arcas de Arte | Política de Privacidade | Topo