Tomie Ohtake – Vida e Obras da Artista Brasileira


Tomie Ohtake nasceu na requintada cidade de Kyoto, antiga capital do Japão, em 21 de novembro de 1913. Sua família tinha um bom nível social, e Tomie foi educada dentro dos padrões japoneses. O acesso a escola ocidental veio por meio do aprendizado do idioma Inglês e de esportes como basquete e Vôlei. Tomie Ohtake também adorava as aulas de natação. A pedido de sua mãe aprendeu a tocar piano.
Quando era adolescente adorava as aulas de arte e desenho, nessa época que se apaixonou pela pintura. Aos 23 anos de idade ela e seu irmão resolveram fazer uma viagem ao Brasil visitar seu outro irmão que já trabalhava em São Paulo. Não pode voltar ao Japão pois foi exatamente nessa época que o país declarou guerra a China. Assim, sua vida mudou, ela se casou com um amigo de seu irmão e se naturalizou brasileira. Nessa época Tomie pintava mas nunca pensou em seguir a carreira. Em uma viagem ao Japão para rever sua família, Tomie passou pela Europa e assim conheceu obras de pintores famosos, Assim voltou ao Brasil entusiasmada para começar a realizar seu sonho: ser Pintora.



Tomie começou a pintar e aos poucos simplificava cada vez mais as formas que via, eliminando detalhes, assim sua obra começou a se distanciar da realidade e caminhava para a abstração.
Tomie Ohtake fez sua primeira exposição no MASP, em 1957 e a Arte abstrata fazia parte de sua vida. Tomie Ohtake participou de várias Bienal da Arte e Recebeu muitos prêmios, um deles é o Itamaraty. A pintora agora já pintava sem fazer esboços, com movimentos livres e sem retoque.
Tomie, já variou os tons de uma mesma cor, acrescentando ora preto ora branco. O que é chamado de Monocromia. Em 1970, recortava papéis coloridos e fazia seus quadros. Tomie também se entusiasmou com técnicas de gravura e participou da bienal de Veneza de Litogravuras.
Tomie Ohtake também começou a fazer esculturas, nessas esculturas sua intenção é deixar as pessoas admiradas, pois os seus trabalhos são gigantes e até parecem que vão Cair!
Nos últimos anos Tomie tem sido uma referência e costuma afirmar: “A arte é minha vida”.
Obras:




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

  ©Arcas de Arte - Todos os direitos reservados.

Template Arcas de Arte | Política de Privacidade | Topo