Pedro Américo de Figueiredo e Melo ou mais conhecido como somente Pedro Américo é nascido em uma cidade com muita insuficiência de recursos artísticos, Areia é uma pequena cidade da Paraíba onde no ano de 1843 nasceu o pintor brasileiro.
Por não ter onde conhecer e aprender conteúdos sobre arte, Pedro Américo teve os primeiros conhecimentos sobre pintura ensinados e estimulados dentro de sua própria casa que era ligada a arte, o qual também aprendeu a música com seu pai Daniel Eduardo de Figueiredo e Feliciana Cirne que era violinista.
Pedro Américo ficou conhecido como o prodígio em sua cidade devido ao seu grande talento artístico, assim no ano de 1852 ele recebeu a visita do estudioso em ciências naturais Louis Jacques Brunet que ficou muito impressionado com suas obras, mas para que pudesse ter certeza do talento de Pedro Américo, Louis pediu que fizesse alguns desenhos ao vivo, assim o pintor provou que tinha uma grande aptidão para pintar.
Tendo se surpreendido, Brunet convidou Pedro Américo para que viajasse com ele em sua expedição que durou 20 meses circulando grande parte da região nordestina do Brasil. Já com seus 11 anos de idade Pedro Américo foi estudar no Colégio Pedro II e depois na Academia Imperial de Belas Artes, e nas duas escolas ele foi muito destacado recebendo muitos prêmios e medalhas de honra.
Mais tarde, mesmo quando Pedro Américo concluiu seu curso recebeu o convite de Dom Pedro II para estudar e aperfeiçoar suas técnicas na Europa. Vejas alguns quadros e pinturas do artista.
Paz e Concórdia - Pedro Américo |
Independência ou Morte - Pedro Américo |
Paisagem do Chaco - Pedro Américo |
Judith rende gracas a Jeová por ter conseguido livrar sua pátria dos horrores de Holofernes - Pedro Américo |
Fala do Trono - Pedro Américo |
0 comentários:
Postar um comentário