Aldemir Martins – Pintor, Ilustrador e Escultor Brasileiro


Aldemir Martins tem um importante legado técnico nas artes plásticas brasileiras em suaspinturas como paisagem e homem nordestino. Nascido em Ingazeiras, Vale do Cariri, Ceará, em 8 de novembro de 1922.

Por ter um talento nato, se destacou no colégio e foi orientador artístico de sua turma. Serviu o exército durante a segunda guerra mundial, sempre exercendo sua profissão no tempo livre, chegando a ser nomeado Cabo Pintor. Chegou a participar da criação do Grupo ARTYS e SCAP (Sociedade Cearense de Artistas Plásticos) juntamente com outros pintores, como Mário Barata, Antonio Bandeira e João Siqueira.
Sempre foi de um espírito viajante, e após mudar-se do Rio de Janeiro para São Paulo em 1946, na década de 60 morou em Roma. Mas por ser apaixonado pelo interior do Brasil, logo retornou.
Aldemir participou de diversas exposições nacionais e no exterior, com sua técnica de expressar várias formas, compreensão da pintura, gravura, desenho, cerâmica e escultura. Ele não recusava estar sempre inovando, e sempre estava surpreendendo por estar sempre experimentando. Usou diferentes tipos de superfície, como madeiras de caixas de charuto, papéis de carta, cartões, telas de linho, tecidos, fôrmas de pizza.
Com vibrantes e fortes traços, foi um artista brasileiro por excelência.
Seus temas mais presentes são seus peixes, galos, cavalos, paisagens, cangaceiros, frutas e gatos, transparecendo assim uma marca registrada onde se alcançava as cores, luzes e os traços de uma cultura.
Faleceu em 05 de Fevereiro de 2006, aos 83 anos, no Hospital São Luís em São Paulo. Veja abaixo algumas obras e quadros do pintor brasileiro:

O Flautista 1967 - Aldemir Martins

Natureza Morta 1981 - Aldemir Martins
Marinha 1976 - Aldemir Martins

Flor do Café 1960 - Aldemir Martins

Bananeiro - Aldemir Martins


Um comentário:

  1. Oi!!! Adorei o site!! Já virei seguidora!!
    Eu tenho um blog de artes.. dá uma passadinha lá tbm!!

    www.emporioarte.com.br

    abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

  ©Arcas de Arte - Todos os direitos reservados.

Template Arcas de Arte | Política de Privacidade | Topo