Colorindo com Lápis de Cor

Olá, bom dia para todos.  :)



Venho trazendo hoje apenas umas pequenas dicas para quem quer colorir usando lápis de cor, pois muita gente já me perguntou como faço para colorir meus desenhos só usando este material e adquirir um bom resultado.



Primeiramente, eu prefiro colorir com lápis de cor, assim como desenhar tudo manualmente, porque me sinto mais livre e consigo controlar melhor o resultado do desenho. E porque tenho certa preguiça de fazer digitalmente. =p

Embora eu já saiba colorir um pouco digitalmente, acho mais fácil fazer à mão, acho que por já estar acostumado depois de tantos anos.




Enfim, vamos ao que interessa. Ah, quanto à marca do lápis de cor, sempre que pedem uma recomendação minha, eu sugiro os da Faber-Castell, porque gosto da textura deles.

Um erro que muita gente comete logo no começo é pressionar o lápis no papel com muita força e pintar todo o desenho com sem controlar a intensidade. Por causa disso, a pintura fica com uma aspecto muito riscado de irregular. Deste jeito:



O jeito certo é começar pintando beeem fraco pequenos espaços de cada vez (sim, tem que ter paciência), até completar toda a área que você queria colorir. E sempre pintar riscando em direções diferentes, prestando atenção para que a textura fique homogênea. Não se preocupe com sombras agora, elas vem só depois. Primeiro pinte bem de leve e, aos poucos vá reforçando o traçado (mas nunca pintando com força. o traçado é reforçado, mas ainda pintando levemente), para que a cor fique mais evidente, sempre prestando atenção se a textura não está irregular.

Eis um exemplo de pintura homogênea:


Aí você pode dizer que, mesmo não tendo ficado com uma aparência riscada, ainda ficou meio irregular, com vários pequenos espacinhos brancos. Sim, sempre que se pinta com lápis de cor estes espacinhos estarão presentes no final. E não tem como se livrar deles? Para a sua alegria, há um jeito, sim. Pelo menos é o jeito que eu sei  =p

Sabe aquele lápis de cor branco que você acha que não serve para nada, justamente por ele ser branco? Pois é, finalmente chegou a hora de usá-lo.

Você vai usar o mesmo processo que usou com os demais lápis. Pintar aos poucos espaços pequenos e com uma pressão bem fraca, indo reforçando aos poucos. Porém, você vai fazer isso POR CIMA das partes que você já pintou.

Por quê? Porque o lápis branco "arrasta" as camadas colorido por cima daqueles espacinhos brancos, criando uma aparência ainda mais uniforme. Mais ou menos assim:


Só recentemente descobri que está técnica se chama "polimento".



Para as sombras, basta pegar um lápis de cor da mesma cor que você pintou (ou de um tom mais escuro da mesma cor) e pintar com mais força (porém, delicadamente) as áreas em que há sombra.

Se ainda não estiver satisfeito com a sombra e quiser mais escuro, basta usar o lápis de cor preto e ir pintando inicialmente bem fraco e ir aumentando a pressão aos poucos até que a sobra atinja o tom que você deseja.



E quando, por exemplo, um personagem tem um tom de pele que não está entre nenhuma das cores de lápis de cor que tenho disponível?

Bom, aí basta misturar as cores. Do mesmo jeito que se pinta com o lápis branco por cima, você precisa pintar cores por cima de outras para adquirir novos resultados. Nesta situação é questão de tentativa e erro. Mas lembre sempre de pintar com a cor da pele padrão e depois pintar com uma segunda cor por cima que é mais próxima da cor da pessoa, seja amarelo, marrom, laranja, rosa, etc. Lembrando de sempre pintar com o lápis de cor branco por cima de tudo depois para ficar homogêneo.

Ah, quanto à cor da pele normal, uma dica para as sombras é usar o laranja (não em excesso) misturado com as sombras da sua pintura mais forte com a cor da pele. No desenho acima eu utilizei esta dica.

Ah, quase ia esquecendo,  há algo muito legal para usar na pintura à lápis de cor que deixa o desenho com um visual bem bonito. 



É o degradê.

O que é degradê? É aquela mudança de tons de uma cor. Por exemplo, vejam o céu na figura acima. Ele começa com um azul forte em cima, e, conforme vai descendo, o tom vai ficando mais claro. Isso é um degradê, essa passagem harmoniosa que houve do tom mais forte para o mais fraco. O mesmo houve com a s colinas ao fundo da imagem.

Para isto precisa ainda mais paciência. Porque a transição do tom forte para o fraco é feito bem aos poucos, sendo sempre necessário observar se não há nenhuma área onde a passagem está súbita demais. Tal artifício deixa o desenho mais bonito e elegante.

Para fazer, basta começar com a camada fraca de sempre e ir aos poucos reforçando a camada que deseja ser mais escura.

Bom, estas foram as minha dicas para quem deseja colorir seus desenhos de forma tradicional, com o lápis de cor.

Para quem estiver interessado, tem uma sequência de videos que exemplificam as coisas que falei:






E é isso, pessoal. Boa sorte nos desenhos. Até a próxima :)

--------------
EDIT:

Mais alguns exemplos meus do que é possível fazer com lápis de cor:





----------------------------
EDIT 2

Graças à Laís Sayuri, leitora do blog e minha amiga, apresento a vocês mais detalhes sobre variações da técnica de pintura em lápis de cor.

Vejam a seguir e divirtam-se:



Até mais e bom treino.  :)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

  ©Arcas de Arte - Todos os direitos reservados.

Template Arcas de Arte | Política de Privacidade | Topo