5 Curiosidades sobre o lápis

Algumas informações curiosas que talvez você não saiba

1 – O lápis mais antigo do mundo


2 – O menor lápis do mundo

O menor lápis do mundo mede 17,5 mm de comprimento por cerca de 3 mm de espessura. Foi o Conde Von Faber-Castell que solicitou este lápis miniatura (com 1/10 do comprimento normal), especialmente fabricado com abeto norte-americano para que fosse distribuído como brinde na inauguração do maior lápis do mundo. O lápis então viajou com o Conde metade do globo até a Malásia. O anãozinho foi tão admirado que a empresa decidiu produzir uma edição limitada de 50 unidades para o Natal.

3 – O maior lápis do mundo

Fica em uma unidade da Faber-Castell, perto de Kuala Lumpur, na Malásia e mede quase 65 metros de altura. Está alojado em um invólucro de vidro.  Concluído em 2002, é feito a partir de pequenos pedaços de madeira. O projeto exigiu mais de 7029 horas de trabalho,  dentro de um período de dois anos que levou para ser concluído. O lápis já é listado no Guinness Book of World Records como o maior lápis do mundo.
O recorde anterior também é da Faber-Castell, que mede cerca de 12 metros;  fica em frente ao castelo da família de Anton Wolfgang Von Faber-Castell, em Stein, perto de Nuremberg, na Alemanha.
4 – Como alguém reconhece um lápis de qualidade?



Grafite:
  • Faz uma marca contínua (nenhuma variação no sombreado);
  • Resistente (não quebra facilmente);
  • Não falha na escrita;
  • Deve deslizar bem no papel para não cansar.
Madeira:
  • Fácil de apontar;
  • Linear;
  • Não deforma;
  • Superfície uniformemente polida;
  • Inclinação na ponta.
5 – Quem inventou o lápis?
A história do lápis confunde-se com a evolução da humanidade. Por isso, a sua autoria é desconhecida até hoje. Têm-se, apenas, conhecimento de alguns marcos históricos, como:
70 d.C. - Plínio, o Velho, menciona pequenos discos de chumbo, observando que não eram usados para escrever ou desenhar, mas apenas direcionar o traçado das linhas.
1565 - Na Grã-Bretanha é localizado o primeiro registro do uso da grafite nas minas dos lápis, totalmente desprovidos de refinamento, feitos como um sanduíche de dois pedaços de madeira com a grafite no meio.
1644 - Primeiro registro do uso do lápis na Alemanha, por um oficial da artilharia.
1659 - A profissão de fabricante de lápis é citada em documento oficial pela primeira vez, num contrato de casamento na cidade de Nuremberg.
1761 - Em Stein, cidade próxima a Nuremberg, na Alemanha, Kaspar Faber inicia as suas atividades na produção de lápis.
Fonte: Faber-Castell


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

  ©Arcas de Arte - Todos os direitos reservados.

Template Arcas de Arte | Política de Privacidade | Topo