Para
analisar uma obra é necessário: conhcer os elementos das artes visuais,
ou seja, os elementos visuais (linhas, texturas, cores etc:( conhecer
os estilos artísticos, suas características; conhecer o artista
(principalmente sua técnica); olhar para a obra e tentar enxergar e
identificar os elementos visuais os quais já estudamos.
Ao
olhar para uma obra de arte, você perberá a riqueza de detalhes: a
mobília, calçados, utensílios domésticos. Tudo isso leva-nos a conhecer
a época, costumes etc.
Operários de Tarsila do Amaral. Dim. 120 X 205 cm. Óleo sobre tela.
Palácio de Verão do Governo do Estado de São Paulo, Campos do Jordão.
Diego Velázquez, As Meninas, c.1656, 318 X 276 cm.
Óleo sobre tela. Museu do Prado, Madri.
Óleo sobre tela. Museu do Prado, Madri.
Kandinsky. Composição VIII, 1923. Óleo sobre tela, 140 X 201.
Óleo sobre tela.
Museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia.
Michelangelo, A Sagrada Família c. 1503.
Dim. 120 cm de diâmetro.
Têmpera sobre papel, dia 120 cm, Galleria degli Uffizi, Florença.
Rafael Sanzio. A Madona Alba, c. 1510. Dim.95 cm de diam.
Óleo sobre madeira. National Gallery of Art. Washington.
Vermeer, Mulher com Balança, c. 1664. Dim. 42,5 X 38 cm.
Óleo sobre tela.
National Gallery of Art, Washington (D.C.).
National Gallery of Art, Washington (D.C.).
O casamento dos Arnolfini, 1434. Tintoretto. A Última Ceia, (1592-1594). Dim.3,65m X 5,69 m.
Jan Van Eyck. Dim.0,81 X 0,60m. Óleo sobre tela. San Giorgio Maggiore, Veneza.
Óleo sobre painel. Galeria Nacional, Londres.
A Lição de Anatomia do Dr. Tulp. Rembrandt, 1632.
Dim.162,5 X 216,5 cm. Acervo do Mauritshuis, Amsterdam. Óleo sobre tela.
Guernica, 1937, Dim. 3,50 m X 7,82 m. de Pablo Picasso.
Óleo sobre tela. Museu Nacional de Arte Rainha Sofia, Madri, Espanha.
Abaporu, 1928. Tarsila do Amaral.
Dim. 85 x 73 cm. Óleo sobre tela.
Francisco de Goya. Os Fusilamentos de 3 de maios de 1808.
Dim. 260 x 345 cm.
Óleo sobre tela, Museu del Prado, Madrid, Espanha.
Retirantes, 1944. Cândido Portinari. Painel a óleo sobre tela. Dim. 190 x 180 cm.
Museu de Arte de São Paulo.
Café, 1935. Cândido Portinari. Óleo sobre tela. Dim. 130 x 195 cm.
Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro.
"A
obra de arte é um produto social e, como tal, é produzida em
determinado momento e lugar, ou seja, numa determinada sociedade; por
isso, expressa uma forma de ler essa sociedade, posiciona-se em relação a
essa sociedade que, no limite, reafirma ou contesta seus valores. Isso
resulta num jogo em que tanto a obra de arte como a sociedade são
motores que acionam mudanças: a sociedade muda e gera uma obra de arte
com diferente leitura dessa sociedade; a obra de arte, ao reafirmar ou
questionar valores, gera mudanças na sociedade."
(Livro de Português, José De Nicola, Ed. Scipione, 2009/11).
A
obra de arte, fala, comunica com o apreciador ou espectador. O artista
cria, produz a obra e o espectador lê, analisa e interpreta.
Exercício: 24
ANÁLISE DE OBRA DE ARTE
1. DADOS TÉCNICOS DA OBRA:
- Autor:
-Título:
- Data:
- Local onde se encontra:
- Local onde se encontra:
- Técnica material:
- Dimensão:
- Suporte:
- Suporte:
2. COMENTÁRIO: Fazer um breve comentário sobre o que vocês observaram na obra escolhida. Olhe para a obra de arte,
você perceberá a riqueza de detalhes: elementos da comunicação visual
(linhas, texturas, luz e sombra, cores, etc.) a mobília, calçados,
utensílios domésticos. Tudo isso leva-nos a conhecer a época, costumes e
compreender melhor o significado da obra.
3. PESQUISA: Pesquisar sobre o artista e sua obra.
O que pesquisar:a) Nome completo do artista e data de nascimento e morte:
b) Origem (onde nasceu cidade, país);
c) Filiação:
d) Origem social:
e) Lugar de formação ou Escola ou mestre:
d) Origem social:
e) Lugar de formação ou Escola ou mestre:
f) Técnica, descrever a técnica (pinceladas, cor, luz e sombra, etc.:(
g) Estilo a que pertence a obra (ex. Barroco, etc).
h) Contexto histórico:
g) Estilo a que pertence a obra (ex. Barroco, etc).
h) Contexto histórico:
4. GÊNERO:
- Retrato: Representação Artística de uma pessoa.
- Retrato Pictórico: Representação de pessoas ou animais.
- Retrato de Grupo: Mais de uma pessoa.
- Auto-Retrato: Representação que o artista faz de si mesmo.
- Nu. Masculino/ feminino.
- Paisagem.
- Natureza morta.
5. CONTEÚDO PODE SER:
- Objetivo: Aquilo que serviu de modelo. Basta olhar o quadro e dizer o que está vendo.
- Subjetivo: É a mensagem que se quer transmitir.
- Formal: A Escola em que se foi tratada. (Gótico, Renascentista, etc).
6. ESTILO E CARACTERÍSTICAS DA PINTURA:
(Renascentista, Gótico, etc). Uso do claro-escuro, perspectivas, etc.
7. TEMA:
- Religioso.
- Mitológico (mitologia grega).
- Alegórico (representação de abstrato, ex. fábula, parábola, etc).
- Outros:
8. CENTRO DE INTERESSE: É a cena principal e o plano que ocupa no quadro (1º ou 2º).
9. A COMPOSIÇÃO:
- Artística: (composta pelo artista).
- Natural:(composta pela natureza).
- Simétrica ou Assimétrica.
-Bidimensional ou tridimensional.
- Forma:
- Fundo:
10. EFEITOS VISUAIS:
-Perspectiva: Ponto de fuga, Profundidade dada pela linha ou cor.
CLARO-ESCURO: Luz e sombra.
12. SUPERPOSIÇÃO: Em elemento sobrepõe ao outro. Pôr-se em cima ou por cima.
13. PROFUNDIDADE ATRAVÉS DA COR:
- Modelado: Uma única cor clareia e escurece.
- Modulado: Muitas cores para dar efeito de profundidade ou volume.
14. ANÁLISE OBJETIVA ATRAVÉS DA LINHA:
- Horizontal e vertical: O ritmo é calmo.
- Inclinadas e ângulos: Existe movimento.
- Curvas: O ritmo é violento.
15. RITMO DA OBRA:
- Calmo. Violento. Outro:
Observação: Alguns links para pesquisa.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caravaggio
(Van
Gogh, Cézanne, Da Vinci, Monet, Goya, Picasso, Matisse, Michelangelo,
Gauguim, Miró, Caravaggio, Dali, Delacroix, Munch, Renoir, Rembrandt,
Kandinsky, Degas, Klimt).
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