Abel Manta – Pintor Português


Abel Manta nasceu no dia 12 de outubro de 1888 na cidade de Lisboa. Foi pintor. (@arcasdearte) Nos anos de 1904 a 1916 inicia seus estudos na Escola de Belas Artes de Lisboa, onde terminou o curso de pintura. Também recebeu o premio da Sociedade Nacional de Belas Artes.


No ano de 1935, expos suas obras no primeiro salão de Arte Moderna de Lisboa, na l e ll Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian ganhando assim o premio de pintura. Já em 1958, após aposentar-se, dedicou-se exclusivamente à pintura e ao desenho. Recebeu a condecoração da Comenda da Ordem de Santiago e Espada pelo Presidente da República Portuguesa Antonio Ramalho Eanes. Ganhou um museu com seu nome, o Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta na cidade de Gouveia em Portugal.
Teve um filho, João Abel Manta, que foi arquiteto, pintor, designer e cartunista. Sua arte teve por características densidade expressiva, subtileza do cromatismo, onde interpretava as paisagens e os retratos com trechos citadinos.
Veja abaixo alguns quadros do artista português Abel Manta:

Prazer em Conhecer - Abel Manta
Nella Maissa - Abel Manta



Damas - Abel Manta
R S Bernardo - Abel Manta
Abel Manta





0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

  ©Arcas de Arte - Todos os direitos reservados.

Template Arcas de Arte | Política de Privacidade | Topo