Artur Timóteo da Costa – Pintor e Decorador

artur-timoteo-da-costa-pintor-e-decorador Artur Timóteo da Costa nasceu de família bem humilde em 1882 na cidade do Rio de Janeiro e assim como muitos outros pintores não teve muita facilidade para alcançar o sucesso na carreira, seu irmão mais velho João Timóteo da Costa também era pintor e decorador, assim os dois trocavam muitas ideias artísticas. Ainda novo de idade, Artur Timóteo da Costa conheceu e começou a trabalhar com o cenógrafo Oreste Colliva.

artur-timoteo-da-costa-pintor-e-decorador

Devido ter passado esses cinco anos ao lado do cenógrafo em atividades teatrais, Artur adquirir o pensamento teatral para as suas telas, com efeitos, luzes, sombras, dramaticidade, dentre outras características que formam o seu estilo de pintura.

Em 1894 Artur se matricula na Escola Nacional de Belas-Artes, onde teve aulas com os professores Daniel Bérard, Henrique Bernardelli, Rodolfo Amoedo e Zeferino da Costa. Por volta de 1906 o artista ganha o prêmio de viagem à Europa de sua escola com a obra “Antes da Aleluia”. Na Europa o pintor brasileiro passou por Paris, Itália e Espanha, e antes de retornar ao Brasil ele ainda fez uma ultima exposição no Salon.

Novamente no Brasil, Artur juntamente com muitos outros pintores foi convidado pelo governo para fazer a decoração em uma exposição de Turim no ano de 1911. Artur pintava paisagens, figuras e também retratos, e nessas pinturas muito impressionava o público devido tipos de textura, luminosidade e intensidade de colorido.

Veja abaixo algumas das principais obras e quadros de Artur Timóteo da Costa:

antes-do-aleluia-artur-timoteo-da-costa

Antes do Aleluia - Artur Timóteo da Costa

auto-retrato-artur-timoteo-da-costa

Auto-Retrato - Artur Timóteo da Costa

estudo-de-cabecas-artur-timoteo-da-costa

Estudo de Cabeças - Artur Timóteo da Costa

lady-in-green-artur-timoteo-da-costa

Lady in Green - Artur Timóteo da Costa

Pintor no Ateliê - Artur Timóteo da Costa

Fonte: www.pitoresco.com.br/laudelino/arturtimoteo/artur

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

  ©Arcas de Arte - Todos os direitos reservados.

Template Arcas de Arte | Política de Privacidade | Topo