Tutorial sobre perspectiva: Os tipos de perspectiva

perspectiva-geometrica Dizem os professores de desenho que há três características ou habilidades fundamentais a dominar, para o desenho:
Os espaços negativos e positivos, o desenho dos contornos e a perspectiva.

A perspectiva é um elemento fundamental para dar profundidade e realismo aos desenhos. Sem este elemento qualquer coisa que se desenhe carecerá de veracidade….

No entanto vale a pena ressaltar que há quem não utilize a perspective com propositada intenção.
Em várias técnicas de desenho e pintura, e em certos movimentos e estilos artísticos, como por exemplo nas pinturas “cubistas” ou “Naif” as quais baseiam a sua existência na não semelhança com a realidade, a recreação de um perspectiva apurada, não faz sentido. Muito pelo contrario, quanto menos utilizada, mais interessante a obra. Mas isto é tema para outro artigo.

De uma forma resumida, podemos considerar o seguinte:

-Quanto mais longe um objecto esta do observador, mais pequeno parecerá ou deverá ser representado.
-De uma forma geral, podemos dizer que um objecto diminui o seu tamanho á metade quando a distancia até ele aumenta ao dobro.

E baseados nestas afirmações, é que o nosso cérebro todos os dias faz calculos para nos movimentarmos no mundo que nos rodeia, calculando distâncias em função do tamanho dos objectos que observamos.

As regras da perspective foram inventadas ou descobertas na época do Renascimento Italiano.

Anteriores a esta época, muitas obras de arte conseguiam o efeito de profundidade quase por intuição e muitas delas nem sequer exploravam ou davam importância a esta característica.

Existem em arte Três tipos de perspectiva.
Perspectiva Geométrica, Perspectiva linear, e perspectiva aérea.

perspectiva-geometrica O desenho em perspectiva geométrica é útil para desenhos arquitectónicos  e mecânicos, ou seja para trabalhos de características puramente técnicos.  Esta abordagem proporciona aos desenhos características ou aspectos mais rígidos e mecânicos.
Se se restringir estritamente pelas regras de perspectiva geométrica, você acabará com um fabuloso e impressionante desenho mecânico …mas sem sabor artístico.

Como artista, eu recomendo jogar com as menos exactas e mas mais flexíveis perspectivas linear e perspectiva aérea.

A perspective aérea é mais aplicada nas paisagens e envolve a utilização de mudanças de tonalidades e variações na escala de valores para criar o efeito de profundidades e distancias.
O fume no ambiente o vapor de agua na atmosfera, faz com que a nossa percepção das cores e da nitidez das mesmas, variem com a distancia.
A exploração deste efeito nas pinturas, pode produzir resultados de inigualável atmosfera e verdadeiras obras de arte.

A perspectiva linear é mais aplicada as estruturas e edificações…

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

  ©Arcas de Arte - Todos os direitos reservados.

Template Arcas de Arte | Política de Privacidade | Topo