O desenho e o cérebro

mentelogica-mentevisual Alguma vez ouviu dizer ou já disse…ele/ela é mesmo um artista, mas eu não sou? …Então é porque ambos estão a utilizar uma parte diferente do cérebro.

Como desenhar…

O chamado “artista” simplesmente vê as coisas de forma diferente porque utiliza a parte do cérebro que você não utiliza. Eles vêm o mundo em termos de forma, linhas, cor, proporção e relação entre as formas.

Essa é a base ou principio a desenvolver, por qualquer pessoa que queira aprender a desenhar. E este será o objectivo dos artigos que encontrará nesta categoria e que os levarão a aprender a ver as coisas também desta maneira, a maneira de ver do “artista”.
Esta maneira de ver o mundo a nossa volta, baseado em formas, cores, proporções não é melhor nem pior que qualquer outra forma de ver, mas é sim a forma criativa de observar que o levará a desenhar como um artista e desfrutar do processo.

Você diria que é melhor para as matemáticas do que para o desenho? Se assim for, então é porque você se sente mais confortável com a abordagem lógica, de passo a passo, sistemática controlada por uma parte especifica do seu cérebro.

Cada ser humano tem duas formas, modos ou modelos de pensamento: A forma lógica e simbólica e a forma visual e artística, cada uma controlada por cada hemisfério cerebral.

Todos utilizamos ambos hemisférios todo o tempo, separadamente ou em simultâneo e frequentemente utilizamos uma forma de pensamento para analisar ou interpretar a outra forma de pensamento.

A Mente Lógica Vs a Mente artística.

mentelogica-mentevisual

Se isto não é o suficientemente claro para si, talvez este exemplo ajude ao esclarecimento: Imagine que o objectivo é desenhar um auto-retrato.
1.-A mente lógica não consegue desenhar facilmente porque ela permanece constantemente analisando o que vê, de forma objectiva.  “isto é um olho, eu não sei desenhar olhos, como são os olhos?”; “este é o olho esquerdo, tenho que desenha-lo…mas não se parece com o meu olho”
2.- A mente visual e criativa no entanto, reage desta maneira: “Esta é uma curva que se intersecta com esta sombra” e “estas duas formas combinam-se para criar uma zona de luz no espaço negativo”. Dito de outra forma, não interessa como é o olho esquerdo para a mente artística…!!!

A mente artística, não vê o olho, o que ele vê são formas, sombras, luz que se combinam para criar o desenho do olho esquerdo. Para aprender a desenhar o que vemos, devemos primeiro aprender a desenhar linhas, curvas, formas, sombras, e luzes que combinadas, dêem lugar ao objecto desenho. A mente lógica, aquela que etiqueta tudo o que vê… não pode ser parte do processo. 

Um comentário:

  1. cara isso é muito verdade. Estou aprendendo a desenhar e me guio muito pelos sistemas.Montagem de manequim, entre tantas cabeças você desenha isso, entre tantas cabeças você desenha aquilo. Mas estou pegando o jeito, lendo esse post posso dizer que meu cérebro usa os dois hemisférios quando estou criando um desenho, mas continua sendo sistematico quando estou treinando. '-' ... Acho que esse lado do cérebro também é o que me atrapalha quando estou tentando pegar um solo de guitarra '-'
    [ castle.qwerty@gmail.com ] <<se tiver disposto a mandar alguma dica extra!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

  ©Arcas de Arte - Todos os direitos reservados.

Template Arcas de Arte | Política de Privacidade | Topo