Michelangelo – Pintor, Escultor, Poeta e Arquiteto Italiano

michelangelo-pintor-escultor-poeta-e-arquiteto-italiano Com certeza um dos nomes mais importantes da história da arte em todo o mundo, Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni mais conhecido por todos como Michelangelo foi um dos principais e maiores criadores artísticos, fez trabalhos como pintor, escultor, poeta e arquiteto. Nascido no dia 6 de março de 1475 em uma comuna chamada italiana chamada Caprese.

michelangelo-pintor-escultor-poeta-e-arquiteto-italiano

Michelangelo deu início em sua carreira como aprendiz dos irmãos Domenico Davide Ghirlandaio na cidade de Florença. Devido seu talento ter avançado muito o artista passou a ser um protegido da família Medici que era muito rica, para quem Michelangelo fez várias obras. A grande maioria de suas obras estão entre as mais reconhecidas da arte do ocidente, dentre suas esculturas mais famosas estão o “Baco”, a “Pietà”, o “David”, as “duas tumbas Medici” e o “Moisés”; na pintura estão o teto da Capela Sistina e o Juízo Final também na capela e na Capela Paulina fez dois afrescos; fez seu trabalho de arquitetura na Basílica de São Pedro, onde implementou reformas e desenhou a cúpula, reconstruiu a Praça do Capitólio romano e desenhou diversos edifícios; como poeta escreveu diversas poesias.

Outra grande característica que faz de Michelangelo um dos maiores, é o fato de ser um dos primeiros artistas a ter sua biografia publicada quando ainda era vivo.

Veja abaixo algumas obras de Michelangelo:

Pinturas:

teto-da-capela-sistina-michelangelo

Teto da Capela Sistina - michelangelo

juizo-final-capela-sistina-michelangelo

Juizo Final - Capela Sistina - Michelangelo

Esculturas:

tumbas-medici-michelangelo

Tumbas Medici - Michelangelo

pieta-michelangelo

Pietà - Michelangelo

Arquitetura:

Cúpula - Basílica São Pedro - Michelangelo

Poesia:

A Creação de Eva

Un uomo in una donna, anzi uno dio

per la sua bocca parla,

ond’io per ascoltarla

son fatto tal, che ma’ più sarò mio.

I` credo ben, po’ ch’io

a me da lei fu’ tolto,

fuor di me stesso aver di me pietate;

sì sopra ‘l van desio

mi sprona il suo bel volto,

ch´i’ veggio morte in ogni altra beltate.

O donna che passate

per acqua e foco l’alme a’ lieti giorni,

deh, fate c’a me stesso piu non torni.

Tradução:

A Criação de Eva

Um homem numa mulher, antes um deus

por sua boca fala

e eu, porque a escutei

não mais senhor de mim mesmo serei.

Creio que ela

tanto me arrebatou

que fora de mim despertarei piedade;

sim, acima do vão desejo

tanto me acicata seu belo rosto,

que vejo morte em qualquer outra beleza.

Ó mulher que almas transportas

com água e fogo, a tão jubilosos dias,

faze que mais não volte a mim.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

  ©Arcas de Arte - Todos os direitos reservados.

Template Arcas de Arte | Política de Privacidade | Topo