Como desenhar pessoas

Quais são as proporções do corpo humano.

proporcao Em termos gerais, os corpos humanos atendem a proporções padrão, que no entanto podem variar de acordo com as diferentes raças, o sexo, a idade e o tipo de actividade física que realizam.

Apesar de destas variações, se seguirmos os padrões que definem as proporções do corpo humano, poderemos representar a figura humana mais facilmente.

Antes de começar a idealizar um corpo ou figura humana com roupas, devemos saber desenha-lo sem elas, e representar os músculos e as sombras que definem os volumes do corpo… desta forma poderemos entender as proporções básicas da figura humana.

corpo-humano Tomemos como exemplo, uma figura do sexo masculino para descrever as suas proporções, e definamos que à sua altura é equivalente a sete (7) cabeças.
Assim sendo, as dimensões que se seguem serão equivalentes ao tamanho de duas cabeças:

    1.- Do joelho até a parte inferior do pé. 2.- Do topo do Fémur até a rótula. 3.- Do cotovelo a ponta dos dedos. 4.- Da clavícula até um pouco abaixo do umbigo 5. A largura do tórax de ombro a ombro.

Outras proporções interessantes, são as seguintes:

1 – A largura dos quadris é o mesmo que a distância da virilha até o joelho.
2 – O comprimento do braço a partir da axila até a ponta dos dedos da mão estendida é a mesma a partir da base do pescoço até a parte inferior das nádegas.
3 – Os braços devem cair com os dedos estendidos, e coincidir com o meio da coxa.
4 – O cotovelo deve descansar em paralelo com a parte inferior da caixa torácica.
5 – O tamanho do pé deve situar-se entre a base da palma e a dobra do antebraço.
6 – O rosto, da linha do cabelo ao queixo, deve caber na base da palma da mão, até a ponta dos dedos.

Essas proporções são só algumas das mais conhecidas e são essenciais para desenhar corpos e figuras humanas de forma que as suas dimensões pareçam proporcionais e reais.

No entanto, como já explicamos, dentro destes padrões existem variações e são essas variações as que determinam o valor da raça humana e riqueza e complexidade na sua representação artística.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

  ©Arcas de Arte - Todos os direitos reservados.

Template Arcas de Arte | Política de Privacidade | Topo