Aprender a ver

desenho-esquerdo Duas maneiras de ver
Na realização de qualquer arte, mas não só, existem e convivem duas formas de actuar e de ver ou reagir.

Está implícita na mente humana criativa estas duas formas.
Mas o que são essas duas formas, como influem nas artes e como foi este processo descoberto, é o que vamos brevemente descobrir neste artigo.

Estudos sobre o comportamento do cérebro humano e pesquisas recentes têm vindo a demonstrar que a constituição do cérebro em dois hemisférios, explicam as formas de processamento de dados e informações e determina a maneira como as pessoas vêem e resolvem e abordam certas situações.

Diz-se assim que existem duas formas de pensamento, o pensamento intuitivo e o pensamento analítico.

  • O lado direito do cérebro domina o pensamento intuitivo, percebe e processa informações visuais da maneira pela qual devemos ver para podermos desenhar, intuitivamente, olhando para as formas, as cores, as sombras as distancias, as proporções e as relações entre elas.
  • O lado esquerdo do cérebro, domina o pensamento analítico. Percebe de uma forma que parece interferir com o ato de desenhar. Ele analisa, abstrai, conta, marca o tempo, planifica cada etapa de um processo, verbaliza, faz declarações racionais baseadas na lógica.

Nas imagens que se seguem se mostra o seguinte:
desenho-esquerdo
a.-Uma mente lógica com pre-domínio do lado esquerdo do cérebro verá a Imagem-1 e dirá que esta a ver uma folha de uma árvore.
b.-Um artista, verá a mesma imagem e dirá que esta a ver uma figura simétrica, e automaticamente analisará as formas inerentes a essa figura, linhas projecções, simetrias,etc. (ver Imagem-2)

Mas cada hemisfério não actua separadamente, não existe ninguém que utilize só a metade esquerda ou a metade direita, ambos lados interactuam e convivem para resolver o nosso dia a dia, em certas ocasiões uma lado domina mais que o outro…mas em muitas ocasiões, e devemos chamar agora a atenção para o desenho, quando de desenhar se trata, cada lado do cérebro, se entorpece um ao outro, se não formos treinados para desligar e ligar no momento certo.

desenho-direito
1.-A mente lógica não consegue desenhar facilmente porque ela permanece constantemente analisando o que vê, de forma objectiva. “Isto é um olho, eu não sei desenhar olhos, como são os olhos, mas para que preciso eu desenhar um olho, e se o desenhar mal, qual e a diferença?”; “este é o olho esquerdo, tenho que desenha-lo…mas não se parece com o meu olho”

2.- A mente visual e criativa no entanto, reage desta maneira: “Esta é uma curva que se intersecta com esta sombra” e “estas duas formas combinam-se para criar uma zona de luz no espaço negativo”. Dito de outra forma, não interessa como é o olho esquerdo para a mente artística…!!!

È isto o que temos que aprender principalmente se queremos desenhar de forma realista. Através de muitos exercícios que publicaremos neste blog esperamos que possa aprender o seguinte:
a.-Utilizar o seu lado direito do cérebro, ate agora subestimado num canto
b.-Por ao mando o seu lado direito do cérebro e tirar o maior proveito da sua capacidade intuitiva
c.-Transitar de um lado do cérebro a outro, do seu lado intuitivo ao seu lado analítico a vontade

Toda a gente incluindo-o a si próprio, pode desenhar, porque todas têm um lado direito…!
Pode desenhar por igual, paisagens, animais ou rostos, porque todos eles são feitos a partir de formas, linhas, sombras, etc

Espero que este artigo tenha sido de ajuda…Espero por sí sempre.!
Bons desenhos e Boas Pinturas!!!

fonte: Amopintar

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

  ©Arcas de Arte - Todos os direitos reservados.

Template Arcas de Arte | Política de Privacidade | Topo