Almeida Júnior – Pintor e Desenhista

almeida-junior-pintor-e-desenhista Assim como muitos outros artistas brasileiros, José Ferraz de Almeida Júnior mais conhecido por todos como Almeida Júnior teve grande reconhecimento internacional devido sua obras artísticas, das quais representava fielmente estilos como realismo e naturalismo. Nascido na cidade de Itu no ano de 1850, Almeida Júnior nasceu no dia 8 de maio, que hoje é comemorado do Dia do Artista Plástico no Brasil.

almeida-junior-pintor-e-desenhista

Almeida Júnior teve um destaque muito grande em sua cidade natal bem cedo, e teve um grande amigo que o impulsionou e incentivou muito para que se aprimorasse como pintor, o padre Miguel Correa Pacheco da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, onde ele era sineiro. Para que ele pudesse concluir os seus estudos de pintura, o padre fez uma coleta de fundos, assim Almeida Júnior conseguiu ir para o Rio de Janeiro.

Já no Estado do Rio, no ano de 1969 o pintor deu início aos seus estudos na Academia Imperial de Belas Artes, e teve como professores, Jules Le Chevrel, Victor Meirelles e Pedro Américo. Após terminar seus estudos no Rio de Janeiro, Almeida Júnior não quis concorrer o prêmio de viagem à Europa e voltou para Itu onde atuou como retratista e deu aulas de desenho.

Resumindo sua carreira a partir de 1876, Almeida Júnior foi convidado pelo imperador D. Pedro II para aperfeiçoar seus estudos e conhecimentos na Europa, mais precisamente em Roma e mais tarde foi para França. A partir desse período o pintor e desenhista teve sua carreira rumo ao auge, sendo reconhecido mundialmente por seus quadros e pinturas.

Veja abaixo algumas das principais obras de arte de Almeida Júnior:

saudade-almeida-junior

Saudade - Almeida Júnior

o-violeiro-almeida-junior

O Violeiro - Almeida Júnior

o-derrubador-brasileiro-almeida-junior

O Derrubador Brasileiro - Almeida Júnior

moca-com-livro-almeida-junior

Moça com Livro - Almeida Júnior

caipira-picando-fumo-almeida-junior

Caipira Picando Fumo - Almeida Júnior

apostolo-sao-paulo-almeida-junior

Apóstolo São Paulo - Almeida Júnior

Saiba mais acessando: pt.wikipedia.org/wiki/Almeida_J%C3%BAnior

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

  ©Arcas de Arte - Todos os direitos reservados.

Template Arcas de Arte | Política de Privacidade | Topo