Surrealismo – elementos formadores

bosch-garden

O Surrealismo surgiu com esse nome em 1924, quando André Breton lançou o Manifesto do Surrealismo. Esta palavra foi utilizada pela primeira vez por Apollinaire como subtítulo de seu drama “Les Mameles de Tiresias”, criado em 1917.
O Surrealismo nasceu de uma ruptura com o Dadaísmo, desiludido com o seu niilismo e sua autofagia.

 

chirico-1914

 

Giorgio de Chirico. Portrait prémonitoire de Guillaume Apollinaire, 1914. Óleo.

Enquanto Tristan Tzara queria manter como constante a mera destruição, André Breton e seu grupo viam a ação destruidora apenas como etapa do processo criativo de uma nova cultura que libertasse as zonas profundas do psiquismo humano.
A pintura surrealista absorveu influências de três movimentos distintos: a arte visionária, a arte primitiva e aquela que procura expressar as pulsões do inconsciente.

A arte visionária do italiano Paollo Ucello, que buscava libertar a pintura da imitação da natureza conferindo à realidade um sentido irracional;

uccello-sao-jorge

Paollo Uccello. St. George and the Dragon, c. 1460. Óleo.

E Hyeronimus Bosch, com seu repertório medieval de dragões, demônios e pássaros monstruosos compunham o primeiro ponto de influência.

 

bosch-garden

Hieronymus Bosch. The Garden of Earthly Delight, 1504. Detalhe.

O segundo ponto é a arte primitiva, com máscaras de casco de tartaruga, esculturas e tambores da Ilha de Páscoa.

E por fim, a arte de conteúdo psicológico que denuncia o humor como máscara do desespero do homem.
A característica principal do Surrealismo é dar expressão plástica às imagens do subconsciente. lnfluenciados pela Psicanálise de Freud, os artistas buscam nos sonhos, imagens para suas obras.

É um movimento que nega os valores da realidade e da natureza, como conteúdo para a obra de arte, e se aprofunda nas imagens fantásticas do subconsciente.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

  ©Arcas de Arte - Todos os direitos reservados.

Template Arcas de Arte | Política de Privacidade | Topo