Dicas de Desenho Retratista: passo-a-passo com a Gisele Bundchen

gisele009

Nestá dica você aprenderá uma técnica passo a passo, de como desenhar Gisele Bundchen.

Usaremos a técnica retratista, ao qual precisaremos dos seguintes materiais.

 

 

Materiais:
01 lápis HB (ou H – opcional)
01 Caixa de lápis de cor aquarelável 12 cores (ou 24 cores – opcional)
01 Borracha TK Plast (ou borracha bastão – opcional)
01 Tufo de algodão
01 Foto da Gisele Bundchen (opcional)
01 Folha de papel 60kg – A4 – branco (ou 80kg – opcional)

O que você vai fazer:
Comece fazendo o esboço em linhas gerais do rosto da Gisele a partir de sua foto com o lápis H na folha de papel 80kg. Quanto mais leve o traço, melhor será na hora de começar a colocar as cores e também no acabamento. Como a densidade do lápis H é bem dura, você naturalmente já terá linhas mais claras. Tente não riscar repetidas vezes no mesmo papel. De preferência estude visualmente a foto da modelo e tente captar o formato de cada detalhe de seu rosto. Se você não se sentir seguro, o que é natural em si tratando de um retrato em semi-perfil, faça diversos esboços em sulfite comum antes de partir para o desenho definitivo. Repare no contorno do maxilar, no queixo e bochechas salientes, no formato do nariz, nos olhos levemente cerrados e no desenho das sobrancelhas. São esses detalhes que diferenciam uma pessoa da outra. No cabelo, não precisa riscar todas as mexas, isso será feito com o lápis de cor. Basta definir onde começa e termina o seu volume.

Com o esboço feito, identifique entre os diversos tons da pele da Gisele qual o mais claro que se destaca. Este será o tom da luz que bate em seu rosto. Veja que na bochecha esquerda próximo do olho, na testa e no osso do nariz, temos os pontos de maior luminosidade do rosto. Esses pontos serão o branco do próprio papel. Com o lápis rosa, defina bem os volumes do rosto, sempre pintando da menor pressão para a maior pressão, em movimentos diagonais, arqueados ou circulares de acordo com cada parte do rosto (fig. 01). Em seguida, faça o mesmo procedimento para o volume de luz do cabelo, ao eleger o amarelo ouro como o tom mais claro da luminosidade. Procure pintar seguindo a trajetória das mexas, mas sem se preocupar em “desenhar” fio a fio.

gisele001

Deixe que a massa de cabelo passe a impressão de conjunto dos fios (fig. 02).

Com um marrom claro, comece a definir melhor as áreas de sombra do rosto. Mas atenção! Não estamos colocando a sombra ainda. Esta é a última etapa do desenho. O degradê dos tons mais claros para os mais escuros é que dará a sensação de volume.

gisele002 

 

Nesse estágio, ainda trabalhamos o tom mais “escuro” da luz (fig. 03).

gisele003

 

Faça o mesmo procedimento com o cabelo utilizando um amarelo mais alaranjado (fig. 04). Com o algodão, comece a uniformizar as cores com movimentos circulares puxando do tom mais escuro para o branco do papel. Esse procedimento evita o efeito de riscado do lápis de cor e deixa a mistura das cores mais homogêneas.

gisele004

O mesmo marrom que você utilizou para o rosto, vai usar agora no cabelo (fig. 05), além do laranja. Na boca, utilize um magenta (um vermelho rosado forte), marrom e vermelho-carmim. A mesma técnica do tom mais claro para o mais escuro será utilizada aqui. Você não conseguirá os brilhos dos lábios apenas com uma mão de cor. Serão necessárias pelo menos dez mãos, pacientemente pintadas com pouca pressão, até conseguir a cor apropriada. O marrom vai servir para “esquentar” e suavizar os tons avermelhados.

gisele005

Com a luz toda definida, começamos a estabelecer as sombras com um marrom mais escuro e o preto. Colocar o preto puro nunca é aconselhável no caso de lápis de cor. Então procure misturar com o marrom para conseguir um tom mais agradável, até porque o cabelo da Gisele é loiro (fig. 06).

 

gisele006

Para os olhos, uma mistura de cinza como base, azul escuro para a cor média e o preto na sombra, dará o tom azul-acinzentado dos olhos da Gisele (fig. 07). Não esqueça de usar o algodão para misturar melhor as cores.

 

gisele007

Com as sombras definidas, o trabalho agora é colocar os brilhos de luz. Com uma borracha bastão ou os cantos da borracha comum, comece a apagar as áreas que serão os brilhos no cabelo e no nariz como se estivesse desenhando (seguindo a trajetória das mexas e do osso do nariz, claro!). Na bochecha e na testa, apenas se você cobriu demais com cor ao misturar com o algodão (fig. 08).

gisele008

 

Repare que ficou um pouco estranho, passando a sensação de desenho sujo, mal apagado. Para reparar isso, basta passar o amarelo-ocre por toda a área do cabelo, fazendo o degradê entre o brilho que você acabou de criar com a borracha e as cores que restaram. E pronto! A sua Gisele Bundchen está devidamente retratada (fig. 09).

gisele009

 

fonte: lederly.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

  ©Arcas de Arte - Todos os direitos reservados.

Template Arcas de Arte | Política de Privacidade | Topo