Cubismo

picasso-demoiselles Como reação ao Impressionismo e sua concepção de abandono da forma, Cézanne busca restaurar o valor da forma, do contorno e do volume.

O Cubismo é uma simplificação,uma redução a planos e volumes, bastante pesquisada entre 1906 e 1908, por Picasso e Braque.

cezanne-macas

Paul Cézanne. Maçãs verdes, c. 1873. Óleo. Museu d’Orsay, Paris, França.

Suas fontes de pesquisa foram: a escultura africana, a arte primitiva, a retrospectiva de Seurat em 1905, o Salão em homenagem a Cézanne um ano após sua morte, ocorrida em 1906.

De preocupação bastante intelectual, o Cubismo tende para a abstração, esquematizando a natureza, geometrizando e deformando todo objeto de pintura.
O trabalho do pintor é ordenar planos e superfícies que ele apreende do objeto observado, ignorando as noções de perspectiva e expor simultâneamente todas as faces do objeto.
Tem-se dividido o Cubismo em três etapas:
- Cubismo Cezanneano – estrutura a obra a partir de seus próprios elementos, decompondo-a geometricamente. Usa a cor abstrata como fundo, como o amarelo e o sombreado laranja-cinza.
- Cubismo Analítico – decompõe os objetos em infinitas faces, minunciosamente. Sua temática é o objeto simples, colorido pobre¬mente: cinzas, terras ou marrons. Tons da mesma cor na pintura do objeto, é o “camaieu”. O ícone dessa fase é a obra “As Senhoritas de Avignon” (1907) de magnífica composição, de Pablo Picasso (1881-1974). A transição estampada nas diferentes mulheres, o ritmo, os corpos angulosos lembram a escultura africana.

picasso-demoiselles

Pablo Picasso. Les Demoiselles d’Avignon, 1907. Óleo. Moma, New York, NY, USA.

Georges Braque (1882-1963) é o grande companheiro de Picasso. Em sua obra valorizou enormemente o ocre, o marrom e o bege. Depois de 1910, Braque deixa por algum tempo a pintura e trabalha com “papiers collés”: papéis pintados, tecido, manchetes de jornais, etiquetas, cartas de baralho, embalagens de cigarro. Em suas mãos, e depois nas de Picasso, surgiria a “collage”, mais tarde tão utilizada pelos dadaístas e surrealistas.

braque

Georges Braque. Garrafa, jornal, cachimbo e copo, 1913.

- Cubismo Sintético – A decomposição da forma é menos fragmentada. Figura e fundo dividem importância. A figura é dividida em planos, segmentos e zonas de cor, agora com mais emoção. O movimento e a simultaneidade do tempo em relação ao objeto, perdem seus valores nessa fase. A figura é vista, geralmente, de um ângulo apenas.
Juan Gris (1887-1927) é o grande representante do Cubismo Sintético. Seu desenho é sua marca registrada.

juan-gris-guitarra

Juan Gris. Guitarra diante do mar, 1925. Óleo.

O Cubismo inovou com a criação da Colagem e seus materiais estranhos:
Madeira, papel, vidro, jornal, tecido etc. Usou de texturas criadas com tintas acrescidas de areia ou gesso. Atingiu grande efeito plástico ao usar letras tipográficas na composição.
As artes gráficas foram muito influenciadas pela ocupação do espaço e pela lógica de construção do Cubismo. A arquitetura moderna de Le Corbusier, definida pela simplificação geométrica, também absorveu a influência cubista.
No Brasil, Teresa D’Amico (1914-1965) foi a primeira artista a assumir a colagem como meio de expressão artística.

teresa-damico

Teresa D’Amico. Semeador, 1965. Colagem.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

  ©Arcas de Arte - Todos os direitos reservados.

Template Arcas de Arte | Política de Privacidade | Topo