ONU suspende programas de ajuda humanitária no Iraque por falta de doadores

Cairo, 19 jul (EFE).- O Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas alertou nesta segunda-feira que a falta de doadores obrigou a suspender alguns de seus programas de assistência destinados à população iraquiana.

Em comunicado, a agência da ONU denunciou que seis meses após o Plano de Ação Humanitária do Iraque (IHAP, na sigla em inglês) ser colocado em andamento, eles só receberam 12% dos fundos necessários dos doadores, ou seja, US$ 22,3 milhões dos US$ 187,7 milhões requeridos.
Esta falta de financiamento já tem consequências reais para os setores mais vulneráveis da população iraquiana, advertiu o escritório da ONU.
O representante para o Iraque do Programa Mundial de Alimentos (PMA), Edward Kallon, explicou na nota que “a distribuição de alimentos para 800 mil mulheres grávidas, lactantes e crianças desnutridas teve que ser suspensa”.
Segundo Kallon, a ausência de crédito também obrigou o cancelamento de um programa similar dirigido a 960 mil estudantes.
Além disso, 500 mil prejudicados pela seca nas províncias de Suleimaniya e Dahuk, no norte do Iraque, viram seus meios de subsistência ameaçados e começaram a se deslocar perante a falta de ajuda humanitária.
O plano de apoio para 22,5 mil famílias vítimas de deslocamentos internos, cujo objetivo era proporcionais refúgios de emergência, também terá que ser suspenso.
Segundo a ONU, milhares de famílias seguirão vivendo em condições meteorológicas extremas e ficarão vulneráveis a doenças devido ao saneamento e provisão de água precários graças a esse cancelamento.
A coordenadora humanitária para o Iraque, Christine McNab, fez uma chamada aos doadores “para que não renunciem a seu compromisso com o povo iraquiano e ajudem a melhorar o caminho para o futuro desenvolvimento do país”.
No princípio de 2010, oito agências da ONU, sete ONGs e a Organização Internacional de Migrações elaboraram o Plano de Ação Humanitária do Iraque para abordar as necessidades humanitárias das pessoas mais vulneráveis no país árabe.

Tags: direitos, doaçao, doadores, humanos, iraque, onu

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

  ©Arcas de Arte - Todos os direitos reservados.

Template Arcas de Arte | Política de Privacidade | Topo