Dicas de pintura em tela

Terebentina + óleo de linhaça. Essa mistura é recomendada para uso com a tinta óleo facilitando seu manuseio, acelerar a secagem e dar brilho a tinta. Esta mistura é muito utilizada na França.


Experiemente usar essa medida. 1 colheres de sopa de terebentina + 1 colher de óleo de linhaça + cinco gotas de secante de cobalto. Não utilize quantidade acima de cinco gotas de secante, caso contrário com o tempo irá craquelar sua pintura.

Como começar a pintar? Compre uma tela 30x40cm ou 40x50cm de boa marca. Assim poderá pintar diretamente na tela sem nenhum dano a pintura. Selecione as cores que irá utilizar. Coloque as cores em uma paleta, ou azulejo, ou até mesmo em um prato branco, em pequenas quantidades. Encha uma forminha de empada, ou godê, com óleo de linhaça. Encha outra com aguarrás ou solvente. Passe o pincel no óleo, depois na tinta e passe, suavemente, na tela. Esse procedimento fará o pincel deslizar na tela. Limpe-o com aguarrás. Não deixe os pincéis de molho, limpe-os rapidamente, se deixar muito tempo o pincel no solvente, ele entortará as cerdas e apodrecerá o cabo. Não utilize querosene como solvente.


Iniciando com Tinta Acrílica. Nós recomendamos a todos os iniciantes, tintas a óleo. Elas são mais fáceis de manusear. Depois que tiver prática, aí sim, volte para as tintas acrílicas. Por quê? Elas são de secagem muito rápida, dificultando sua correção, ou seja, a mistura de tons. Em São José dos Campos/SP, algumas escolas já adotam as tintas a óleo para crianças. Como você trabalha com crianças e tinta acrílica, teremos que dar um jeito. Para retardar a secagem, utilize MEDIUM ACRÍLICO líquido da Acrilex. Coloque um pouco de tinta na paleta ou azulejo, por cima pingue umas três gotinhas de médium acrílico, misturando com o pincél ou espátula ou palito de sorvete. Para cada cor que você irá trabalhar faça o mesmo procedimento. Para diluição das tintas durante a pintura, utilize em um copinho para café, água e cinco gotas de médium acrílico. Ao término da pintura, para limpeza dos pincéis, utilize água e detergente. Retire todos os resíduos de tinta, para não danificar os pincéis. Veja se você está com o material básico de pintura.


Nunca misture tintas a óleo com tintas acrílicas ou nunca pinte com acrílicas sobre o óleo. Use mediuns e/ ou solventes para alterar características como fluidez, transparência, brilho ou tempo de secagem. Use vernizes para proteção, após seis meses de terminado o trabalho. Tintas a óleo podem amarelar quando secas no escuro. Deixe-as secarem em um ambiente com condições normais, evitando a luz direta do Sol, alto nível de umidade ou qualquer outra condição extrema.


Se desejar dar um destaque especial a um quadro, pode-se colocar um foco de luz sobre ele, porém, mantenha uma distância de cerca de 70 cm ou 80 cm para que o calor da lâmpada não altere a obra. O foco de luz deve ter uma abertura que enfoque todo o quadro, não causando uma área de luz no centro e áreas de sombras no lado.

Secante de Cobalto - Acelera o tempo da secagem da tinta a óleo. Deve ser utilizado em pequenas quantidades, pois altera o brilho e a fixação da tinta, podendo causar descascamento da pintura. Resumindo: se você colocar secante demais na sua pintura, com o tempo ela irá craquelar.


COMO TRABALHAR COM O ÓLEO - Alguns artistas usam carvão para um esboço preliminar, mas não se deve carregar no traço e antes de começar a pintura, deve-se retirar o excesso batendo um pano limpo na tela. O pincel n.º 2 e a tinta diluída com aguarrás também pode ser utilizado para esboçar os contornos, se errar, apaga-se molhando uma ponta de trapo em terebintina e esfregando no local a ser corrigido. Para cobrir a tela com pinceladas rápidas e ousadas, de textura rica, é só usar a tinta a óleo sem mistura. Para os detalhes que exigem precisão, acrescente óleo de linhaça ou terebintina a fim de obter uma tinta mais cremosa e fluída. Se você não gostar de alguma parte da pintura, retire-a com a espátula. Em seguida, limpe a superfície com um trapo embebido em solvente. PREPARANDO A PALETA - Esprema um pouco de cada cor - o equivalente à superfície de uma pequena moeda - em volta da paleta e vá formando pequenos montinhos. Comece com o branco, em quantidade equivalente ao dobro das outras tintas, pois esta é a cor mais utilizada. Em seguida, vá dispondo as cores quentes ao longo de um lado, e as frias do outro. O centro da paleta deve ficar reservado às misturas, feitas com pincel e espátula. Pegue um pouco de cada tinta que deseje combinar e vá fazendo adições até obter a cor pretendida. Lembre de ter sempre à mão um vidro com terebintina e um pano grande de algodão, ou um rolo de papel higiênico para limpeza dos pincéis. NÃO limpe os pincéis na terebintina usada para as misturas! Os vapores dos solventes podem ser prejudiciais à saúde, pôr isso trabalhe em local ventilado. COMECE PELOS ESCUROS E PELO FUNDO - Pinte primeiro os tons escuros e, a partir daí, os mais claros. As regiões escuras são mais facilmente identificadas e, uma vez pintadas, servem como referencial para os demais tons do quadro. A aplicação dos tons claros sobre os escuros dá a noção de volume e profundidade. AJUSTANDO AS CORES - Para chegar a uma proporção que lhe dê a cor ideal, proceda gradualmente e com cuidado. Ao invés de acrescentar um pouco de branco para clarear uma cor, experimente adicionar uma cor próxima. Pôr exemplo: misture o alaranjado ao vermelho, o azul claro ao azul escuro ou violeta, etc. São raras as obras realizadas com cores puras, o efeito pode ser desarmonioso e berrante. Mas é claro que há exceções. ECONOMIZE AS TINTAS - Fora do tubo, a tinta a óleo absorve oxigênio do ar, tornando-se seca e imprestável. É possível retardar esse processo cobrindo a paleta com um plástico para guardá-la ou utilizar como paleta uma caixa com tampa (Ex: caixa de fita de vídeo), e acrescentar uma gotinha de óleo de linhaça às tintas quando parar de usá-las, ajuda a ficarem úmidas mais tempo.


Maneiras inovativas de incrementar a venda de suas obras de arte extraído da Internet e traduzido por Oswaldo Pullen Qualquer Artista poderá lhe contar que um dos mais difíceis aspectos de ser um artista é viver exclusivamente disto. Uma das maneiras convencionais de adquirir felicidade financeira é apresentar seus trabalhos nas Galerias, mas muitos artistas não tem como fazer isto, e muito poucos conseguem faze-lo em uma base regular. Os artistas, no entanto, são uma gente inventiva, e conseguem uma variedade de maneiras de corrigir este problema. Uma das mais comuns é a de aumentar o reconhecimento de seu nome. Os artistas mais reconhecidos vendem muito porque fazem sua arte visível e acessível para os colecionadores. Eles sabem que quanto mais gente ver o seu trabalho, maiores são as chances de vender. Sua arte é seu cartão de visitas, seu folheto promocional, sua melhor forma de anunciar. Faça os seus trabalhos sairem de seu estúdio, já que lá eles não estão fazendo bem a ninguém. Mostre-os sempre que possível, particularmente nos lugares frequentados por pessoas que gostam de arte e dispõe de recursos para adquiri-la. Restaurantes, hotéis, lojas, salas de espera, firmas de decoração, e lojas finas de móveis são todos boas possibilidades.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

  ©Arcas de Arte - Todos os direitos reservados.

Template Arcas de Arte | Política de Privacidade | Topo